![]() |
| Foto: Márcio Filho/MTur |
O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (16), o projeto que transfere simbolicamente a sede do governo federal para Salvador, anualmente, no dia 2 de julho (PL 5672/2025).
Nessa mesma data, no ano de 1823, ocorreu a expulsão definitiva dos portugueses do Brasil, o que consolidou o processo de independência em relação a Portugal iniciado em 7 de setembro de 1822. O projeto segue para sanção presidencial.
Relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça, o senador Jaques Wagner, do PT da Bahia, lembrou que a resistência do povo baiano foi decisiva para a independência do Brasil. “E, repito, a luta foi sangrenta, com muitas mortes, e, finalmente, no dia 2 de julho de 1823, quase um ano após a proclamação da independência, a tropa marinha portuguesa se retirou, exatamente acuada pela resistência baiana, aderente ao processo de independência.”
Durante a votação do projeto na Comissão de Constituição e Justiça, o presidente do colegiado, senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, entoou parte do Hino ao 2 de julho, e afirmou que a letra enaltece o que foi a luta pela independência e liberdade do Brasil. “É um hino que começa dizendo exatamente assim: nasce o sol a 2 de julho, brilha mais que no primeiro, é sinal que neste dia até o sol, até o sol é brasileiro!”
Pelo texto, que segue para sanção presidencial, no dia 2 de julho os atos oficiais e simbólicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário ocorrerão em Salvador, na Bahia, sem mudança nas atividades essenciais e ininterruptas, que continuarão em Brasília.










0 Comentários